Sobre a Ramada Investimentos e Indústria

História e Crescimento

A F. Ramada - Investimentos, SGPS, S.A. é uma sociedade anónima aberta ao capital público, com sede no Porto, e que tem como actividade principal a gestão de participações sociais.

A Ramada Investimentos foi constituída no âmbito do projecto de reorganização empresarial do Grupo Altri, que se caracterizou pela separação das duas estruturas organizacionais autónomas que o integravam - o exercício da actividade de gestão de participações sociais no sector da pasta e papel e da actividade de gestão de participações sociais no sector do aço e sistemas de armazenagem - materializando, assim, uma lógica de separação de negócios, com a propósito de lhes proporcionar uma maior visibilidade e transparência.

Com efeito, a reestruturação projectada envolveu a cisão da Altri, na modalidade de cisão-simples prevista na alínea a) do n.º 1 do art. 118º do Código das Sociedades Comerciais, mediante o destaque - para a Ramada Investimentos - da unidade de negócios autónoma correspondente ao exercício da actividade de gestão de participações sociais no sector do aço e sistemas de armazenagem, conferindo ao mercado uma melhor percepção do contributo de cada área de negócio para a valorização das acções representativas do seu capital social.

Desta forma, a Ramada Investimentos assume-me, inequivocamente, como uma empresa referência do sector dos Aços e Sistemas de Armazenagem.

O Grupo Ramada é actualmente composto por oito empresas, das quais três são sedeadas em países da União Europeia (Reino Unido, França e Bélgica), reflectindo os seus objectivos de consolidação da rede de distribuição Europeia.