Sobre a Ramada Investimentos e Indústria

História e Crescimento

Em 2008, no âmbito de um projeto de reorganização societária, foi constituída a Ramada Investimentos e Indústria, S.A., denominada, à data, F. Ramada – Investimentos, SGPS, S.A., sociedade que veio permitir parquear, sob o domínio de uma única entidade, as participações sociais de todas as empresas do grupo Ramada, assumindo, assim, a posição de sociedade holding do grupo.

Sob o domínio da holding, encontram-se:

 

(i)           a Ramada Aços, S.A. e a Universal Afir, S.A., sociedades que se dedicam e concentram em si toda a atividade dos aços desenvolvida pelo grupo. A Ramada Aços é uma sociedade com mais de oitenta anos de existência e atividade, líder de mercado e reconhecida pelo seu elevado know-how, prestígio e credibilidade nas suas áreas de atividade. A Universal Afir que desenvolve a sua atividade há mais de quarenta anos, goza igualmente de um forte prestígio no mercado em que atua, sendo também uma inegável referência de know-how e de qualidade.

(ii)         A F. Ramada II – Imobiliária, S.A., sociedade constituída em 2004, que se dedica e concentra em si a atividade imobiliária do grupo, mormente através da aquisição de ativos florestais, atividade que desenvolve há mais de catorze anos.

(iii)       A Planfuro Global, S.A., sociedade adquirida pelo grupo Ramada, por compra, em 2016 e que concentra em si a atividade de maquinação e fabricação de estruturas para moldes do grupo. É uma sociedade que desenvolve atividade a partir da sua fábrica na Marinha Grande, sólida e reconhecida no mercado em que atua, destaca-se entre as empresas líderes neste setor.

(iv)        A Socitrel – Sociedade Industrial de Trefilaria, S.A., sociedade que concentra em si a atividade industrial de trefilaria (fabrico de arames de aço) para aplicação nas mais diversas áreas de atividade: indústria, agricultura e construção civil. É uma sociedade de cariz eminentemente exportador que desenvolve atividade a partir da sua fábrica em São Romão do Coronado, na Trofa, há mais de quarenta anos. Esta sociedade foi recentemente adquirida pelo grupo Ramada, depois de, na sequência da grave crise económica que se viveu em Portugal, e que a afetou de forma muito acentuada, se ter submetido, em 2015, a um processo especial de revitalização (PER). O grande sucesso com que se concluiu o PER é a prova da força e da resiliência desta empresa e das suas pessoas, da qualidade dos seus produtos e do prestígio que sempre manteve nos mercados em que atua, fatores que a tornaram interessante para o grupo Ramada que, em 2017, a adquiriu, por compra, passando a integrar o seu portefólio de negócios.

 

Até Maio de 2018, o grupo Ramada dedicava-se também, através da sua subsidiária integralmente detida, Ramada Storax, S.A., à atividade de soluções de armazenagem.

A Ramada Storax, para além de uma sólida implantação em Portugal, desenvolvia a sua atividade de uma forma robusta e sustentada, em França, através da sua subsidiária Storax SARL (sociedade de direito Francês), em Inglaterra, através da Storax Limited (sociedade de direito inglês), na Bélgica, através da Storax Benelux (sociedade de direito belga) e, desde 2014, em Espanha, através da Storax España (sociedade de direito espanhol).

Em Maio de 2018 foi alcançado acordo entre o grupo Ramada e a Stow Internacional (Sociedade de direito Belga), relativamente à alienação, por parte daquela a esta, da totalidade das ações representativas do capital social e dos direitos de votos da Ramada Storax, S.A.. Esta sociedade deixou, por esse motivo, de integrar o portefólio de negócios do grupo, permitindo à Ramada Investimentos e Indústria, S.A. focar-se ainda mais na sua área core de atividade, continuando a dotar o mercado de produtos diferentes e inovadores, e sedimentando ainda mais a sua posição de liderança.