Sistemas de Armazenagem

O Grupo Ramada foi responsável pela introdução em Portugal, no ano de 1958, sob licença da Dexion Ltd., da primeira cantoneira perfurada. Inicialmente beneficiando do apport técnico desta empresa, o Grupo Ramada rapidamente orientou a sua estratégia de actuação no sentido da constante inovação na sua oferta, num sector onde o know-how e a permanente busca de soluções inovadores constituem factores críticos de sucesso.

Neste segmento, a experiência de 50 anos representa a garantia de um conhecimento profundo em todas as áreas de armazenagem de materiais, desde a mais simples estante metálica ao mais complexo armazém automático, constituindo os principais clientes as empresas com actividades logísticas, bem como as indústrias agro-alimentar, alimentar, farmacêutica, de papel e automóvel.

Actualmente, o Grupo é o maior fabricante de soluções de sistemas de armazenagem em Portugal, oferecendo um conjunto de produtos e serviços ao nível das mais avançadas empresas internacionais do sector, onde a qualidade, diversificação e inovação são aspectos determinantes. A oferta assenta num leque variado de soluções, baseadas em sistemas de módulos (racks) onde se destacam armazéns automáticos, estantes móveis, plataformas, pendurados, rack convencional, drive-in, flow track, push back rack, power rack, autoportantes, rack para cargas leve, cantilever, dexion, selecta - flow, entre outros.

Em 2001 e 2002, respectivamente, no âmbito da sua estratégia de internacionalização e diversificação dos produtos, foram adquiridas duas empresas especializadas em soluções de armazenagem frigorífica de alta densidade (os designados cold stores): a Storax Equipements, S.A. sedeada em França e a Storax Racking Systems, Ltd com sede no Reino Unido. Em 2005, com vista ao reforço da sua influência naquela área, foi ainda constituída a Storax Benelux com sede na Bélgica.

Durante o exercício de 2003, com o objectivo de uma maior capacidade de gestão, esta actividade foi autonomizada numa empresa distinta, a F. Ramada - Produção e Comercialização de Estruturas Metálicas de Armazenagem, S.A. (F. Ramada Estruturas).

Assim, actualmente, para além desta empresa, localizada em Ovar e onde se concentra a produção, o Grupo dispõe de:

Uma filial em Queluz, responsável pela comercialização dos seus produtos na região Sul do país;
A Storax Equipements que comercializa os produtos do Grupo em França;
A Storax Benelux que desenvolve a sua actividade comercial na Bélgica, Holanda e Alemanha e que concentra, hoje em dia, os maiores projectos;
A Storax Racking Systems, sedeada no Reino Unido, que assegura a comercialização não só neste país mas praticamente em todo o resto do mundo (Ásia, EUA, África do Sul, Europa de Leste, Médio Oriente e Países Nórdicos) constituindo, por esta via, o canal de exportação mais importante do Grupo Ramada;
Uma rede de distribuidores europeus, focalizados em racks clássicos (All Click, Felin, Redi Storage, Olejnik, e RSL Actiflip).

Refira-se que o Grupo Ramada, através da participada F. Ramada Estruturas, concebe ela própria, as soluções de armazenagem que depois desenvolve, produz e comercializa através da sua rede de subsidiárias e distribuidores internacionais, sendo as montagens locais subcontratadas. No mercado internacional, as soluções são, na sua maioria, comercializadas sob a marca Storax Racking Systems.

De entre um vasto conjunto de projectos realizados pelo Grupo Ramada, quer em Portugal, quer no estrangeiro (inclusive fora da Europa como no Chile, Brasil, Uruguai, Sérvia, Noruega, Gronelândia, Médio Oriente, China, Coreia, Singapura, Taiwan, Tailândia, África do Sul, EUA), devem destacar-se os seguintes:

Os armazéns de alta densidade, para os Grupos Danone e Nestlé (França);
Os armazéns de alta densidade (cold store) para a Pescanova (Espanha) e Read Boardall (Inglaterra);
Os armazéns automáticos para a Egemin (Índia) e DLS, com Efacec (Portugal); e
O armazém automático (cold store) para a Ardo (Bélgica).

Refira-se, por último, que a definição de soluções inovadoras no mercado dos sistemas de armazenagem, designadamente, no que se refere aos sistemas de alta densidade, constitui uma das principais preocupações do Grupo, gerando maior valor acrescentado para os clientes finais e permitindo a entrada em novos nichos de mercado - de que são exemplo o 2Store e Ranger, compensando as quebras de vendas em produtos tradicionais (racks tradicionais).

Saiba mais em: www.storaxsolutions.com

  • Aços

    Saber Mais
  • Ativos Florestais

    A F. Ramada II, Imobiliária, S.A. concentra o património do Grupo Ramada

    Saber Mais
  • Outras Participadas

    Saber Mais