Aços

O negócio de aços teve a sua origem em 1935 com a produção e distribuição de ferramentas para madeira, através da empresa F. Ramada - Aços e Indústrias. Em 1940 foi iniciada a distribuição de aços especiais e, em 1961, arrancou uma nova unidade de produção de aços estirados e laminados em Ovar.

Aumentando a sua dimensão crítica, a, na altura, F. Ramada - Aços e Indústrias adquiriu, em 1973, a concorrente Universal Aços Máquinas e Ferramentas, SARL e, em 1997, a Afir - Aços Finos e Representações, Lda., tendo estas duas empresas sido alvo de fusão em 1999, dando lugar à atual Universal Afir, Aços e Ferramentas, SA. (Universal Afir).

Recentemente a empresa passou por um processo de rebranding, mudando a imagem institucional e respetiva designação social. Abrindo portas a novos mercados, tornando a imagem mais global e atual, a aposta na experiência, na capacidade de trabalho e na confiança dos clientes aliada à visão do futuro, foram determinantes para dar este passo no percurso da empresa.

Assim, assumindo a qualidade, a paixão e a versatilidade da matéria-prima com que trabalham, passam a designar-se como RAMADA AÇOS S.A.

Atualmente o negócio de aços é desenvolvido pelo Ramada Aços, responsável pelas atividades industriais, associadas à transformação, e distribuição e pela Universal Afir, presente apenas na distribuição.

Os aços destinam-se maioritariamente à construção de máquinas e seus componentes e à produção de ferramentas (cunhos, cortantes e moldes), tendo como principais mercados de destino a indústria de fabrico de moldes para plástico, de componentes para a indústria automóvel, de bens de equipamento e de componentes para eletrodomésticos e eletrónica.

A par da transformação e comercialização de aços, o Grupo Ramada está habilitado a proporcionar aos seus clientes um vasto conjunto de serviços, entre os quais se salientam os tratamentos térmicos, capacidade que lhe advém do profundo know-how que possui neste domínio, bem como dos modernos meios técnicos e logísticos de que dispõe. Assim, o Grupo fornece todo o apoio técnico necessário aos seus clientes, em relação aos quais tem prosseguido uma estratégia de permanente melhoria de qualidade, quer ao nível dos serviços que presta, quer dos produtos que comercializa. 

Em detalhe, este segmento de negócio engloba as seguintes actividades:

A transformação de aços a frio por processos de estiragem, trefilagem e maquinagem por arranque de apara, operações que acrescentam valor ao aço, aproximando as suas características mecânicas e de superfície e/ou forma, facilitando a sua incorporação no processo do cliente;
O tratamento térmico de componentes e ferramentas em aço, processo que tem lugar após a execução dos componentes/ferramentas e que é efectuado em equipamentos tecnicamente evoluídos através de processos controlados, permitindo ao cliente dispor de uma dupla garantia da qualidade, que cobre o aço e o respetivo tratamento térmico;
A distribuição e produção de ferramentas de corte para metal e madeira. 

A proximidade ao cliente no plano físico da disponibilidade dos produtos e serviços e no plano do conhecimento na formulação das soluções técnico/económicas mais adequadas são factores essenciais no desenvolvimento e consolidação da posição do Grupo nos seus clientes.

Neste sentido, o Ramada Aços, faz a cobertura de todas as zonas industriais do país com 6 armazéns e balcões de venda, ao que acrescem os 3 armazéns e balcões de venda da Universal Afir. De acordo com conhecimento de que o Grupo dispõe, e ainda que a inexistência de estatísticas setoriais detalhadas dificulte o apuramento de dados, esta constitui a maior rede de pontos de venda existente no país (o concorrente mais próximo dispõe de 2 pontos de venda) e também a que dispõe de uma oferta mais alargada, o que para muitos clientes permite a aplicação do conceito one-stop-shop.

Saiba mais em: www.ramada.pt

  • Sistemas de Armazenagem

    Saber Mais
  • Ativos Florestais

    A F. Ramada II, Imobiliária, S.A. concentra o património do Grupo Ramada

    Saber Mais
  • Outras Participadas

    Saber Mais